As festas de final de ano estão chegando e muitas mamães se perguntam sobre como escolher o sapatinho ideal. A dúvida de encontrar um look legal e confortável para a criança é inevitável.
A moda infantil traz diversas novidades para diversificar na escolha do look, com isso, trouxemos alguns fatores que influenciam na hora da escolha do sapatinho infantil. Confira e saiba como fazer a compra ideal para essa data.
Leve em consideração o ambiente
Um fator que influencia a escolha do sapato infantil para ano novo é onde essa data será comemorada. O Natal também é uma data importante, portanto, são duas ocasiões em apenas uma semana.
Uma vez que essa época é de bastante calor, nada de sapatos muito fechados, como botas para a data. Os calçados com materiais como couro e verniz são bastante charmosos para ocasiões comemorativas, mas avalie se essa escolha não vai restringir os movimentos do pequeno.
Se a data for comemorada na praia, por exemplo, opte por uma sandália que permita uma boa ventilação dos pés, mas não se esqueça de tomar cuidado para que os pés da criança não fiquem na areia gelada a noite. Locais mais casuais, nos quais as crianças tenham muito espaço para correr e brincar exigem calçados mais confortáveis, ainda que seja menos formais.
E um cuidado fundamental: nada de saltos para as crianças! Elas ainda não têm coordenação suficiente para este tipo de calçado, nem em datas especiais, e podem provocar uma torção.
O sapato infantil para cada idade
Além do ambiente no qual será comemorado, a idade da criança também influencia muito na escolha dos calçados. Por exemplo, até 12 meses o bebê ainda não anda e, portanto, o calçado é mais um acessório. Nesses casos, o conforto é fundamental, podendo optar por calçados com solado mais flexível.
Já quando a criança começa a andar até uns dois ou três anos, a segurança na passada é essencial para que ela ganhe confiança em andar sozinha. Assim, os calçados devem ser bem firmes, principalmente no calcanhar.
Se a criança for um pouco mais velha, o uso de tênis pode ser uma opção confortável e com muito estilo tanto para meninos quanto para meninas, assim eles poderão brincar sem riscos de se machucarem e escorregarem.
Conforto é essencial em qualquer idade
Muitos pais, com o objetivo de poder usar o calçado por mais tempo, compram calçados maiores do que a numeração correta. Essa estratégia pode prejudicar o desenvolvimento da criança, pois ela terá um calçado que não ficará firme no pé e não terá a segurança para andar e brincar.
Outro erro comum na compra de sapatos infantis é quando se opta por calçados aparentemente mais resistentes, mas que na verdade são duros e limitam a mobilidade dos pés. Os sapatos devem ser flexíveis o suficiente para que a criança tenha liberdade na movimentação dos pés, sem que isso prejudique a segurança no caminhar.
Seguindo essas dicas, a escolha do sapato infantil para o fim de ano, permite que as crianças possam aproveitar mais as festas, com bastante estilo, segurança e conforto, que afinal devem ser os objetivos principais ao escolher um calçado infantil.