Todo começo de ano é igual para muita gente: fim de férias e volta às aulas. Hora de se adaptar àquela velha nova rotina ou, quem sabe, fazer tudo pela primeira vez. Mas, independente de sua situação atual, uma coisa é certa: você quer que a volta para a escolinha do seu filho seja a melhor possível, certo?
Não existe nenhum super segredo para que isso aconteça, mas algumas atitudes podem ajudá-la, seja você uma mamãe de primeira viagem ou não. Quer descobrir? É só conferir as nossas dicas.
1. Primeira vez na escolinha, e agora?
Sim, esse dia chegou. O seu filho foi matriculado pela primeira vez em uma escola – e essa situação pode ser um pouco difícil para os pais, já que é aquele momento de deixar a criança em um lugar, até então, desconhecido, e isso significa horas longe um do outro.
Mas é preciso manter a calma e demonstrar confiança para o filhote, afinal, é em você que ele se espelha na hora de entender que vai, sim, ficar tudo bem. A maior dica para esses casos é ir com calma, conhecer o local e os professores antes mesmo do dia chegar e ver como todos vocês vão se adaptar.
2. Esteja preparada para a nova rotina
E por falar em adaptação, é preciso estar preparada para a nova rotina. Nem sempre os horários de entrada e saída batem com o do trabalho, por exemplo, e é necessário encaixar essa nova tarefa no dia a dia. E isso vale até para quem já ia para a escola antes: tudo porque cada série pode ganhar mudanças significativas.
3. Motive o seu pequeno!
Depois de vários dias de folga, pode acontecer de seu filho ter uma leve preguiça para ir à escola, principalmente se for necessário acordar cedo. Por isso, a nossa sugestão é que você o motive. Mostre para ele que será divertido, que ele poderá brincar, ver os coleguinhas e, ao final de tudo, é válido até recompensá-lo por ter se comportado.
4. Mantenha a mochila leve e organizada
E olha que isso é algo muito importante, viu? Boa parte do material escolar fica na escola mesmo, mas outras coisas deverão ser levadas diariamente. Procure manter a mochila sempre organizada e com o mínimo de peso possível.
Colocar apenas o necessário ajuda muito na hora de procurar o material escolar e até mesmo na saúde do seu filhote. Mochila pesada não é muito legal para a postura da criança – e nem mesmo para a de um adulto.
5. Volta às aulas é com conforto
Claro que você quer que seu filho vá para a escola com o maior conforto possível. Mas não pense que isso fica só nas roupas e uniformes. Pelo contrário, os pés pãezinhos precisam de algo que não vai incomodar, principalmente na hora do recreio e brincadeiras.
A melhor escolha é um tênis ou uma sandália que feche bem no pé e o mantenha em segurança. E, caso a escola tenha uniforme, tenha sempre sapatos de cores neutras para combinar com a roupinha da criança. Ter um calçado adequado será um ponto mais do que positivo nesse momento da vida do seu filho.
No nosso site você encontra os modelos ideias, corre lá na www.laranjeiraskids.com.br