Não existe mamãe que não adora comprar sapatinhos infantis para os pequenos. Mas ninguém gosta de enfrentar shopping cheio com criança, tampouco fazer a saga do tira e põe, experimenta…
Para fugir dessa cilada preparamos esse conteúdo exclusivo para ajudar a escolher o tamanho dos sapatinhos dos lindinhos.
A hora de escolher o tamanho ideal do sapatinho deixa sempre muitas dúvidas, isso porque os pés dos pequenos crescem muito rápido e não existe padrão de numeração. Como se não bastasse esses fatores, ainda tem a questão do formato do sapato e do pezinho. Existe diferença de formato entre uma sapatilha, uma sandália, um tênis e também existem pés gordinhos, pés magrinhos…
Bom, com esse pouquinho de informação acima, já deu para confundir bastante, não foi!? Vamos lá esclarecer algumas dúvidas então! Continue conosco, mamãe!
Como escolher a numeração do sapato infantil?
Na Laranjeiras Kids temos uma vantagem muito grande para mamães e pequenos: nós usamos uma tabela padrão de medida das palmilhas do calçados. Apesar dessa tabela não ser incondicional, ela ajuda bastante na escolha do calçado ideal!
O primeiro passo é consultar a tabela de medidas e medir o pezinho do seu pequeno. Lembre-se que é muito importante considerar sempre 0,5 a 1 cm de folga, isso porque o conforto do pé dentro do calçado é o mais importante.
Tamanho dos sapatinhos de acordo com o modelo
Outro fator importante para a mamãe escolher o sapato infantil ideal para o pé pãozinho é considerar o tipo de calçado. Sabia que modelos diferentes também influenciam no conforto dos pequenos? Para isso separamos algumas informações bem legais sobre o tamanho dos sapatinhos e os modelos, confira!
Tênis e sapatos
Os sapatos fechados como tênis e botas devem ser um pouco folgados, pois em geral serão usados com meias. Assim, um sapato no tamanho exato pode apertar os pezinhos e incomodar a criança.
Ainda falando em tênis, não deixe de observar se o cadarço dele é elástico ou tradicional. Crianças com pés altos ou gordinhos costumam não se dar bem com cadarço elástico. Neste caso opte pelos tênis com cadarço normal ou ainda com fechamento em velcro.
Sandálias
Em relação às sandálias infantis, tanto para meninas, quanto para meninos, o tamanho deve ser mais exato no pé para que o pezinho não fique “dançando” dentro do calçado, inibindo assim a mobilidade do pequeno. Caso a sandália seja com fechamento em velcro, ela pode até ser um pouco mais folgada, pois com velcro você pode ajustar o tamanho e proporcionar a estabilidade necessária para manter o pezinho seguro.
Sapatilha
Na escolha do tamanho da sapatilha é importante ficar atenta também. Calçados com velcro na parte de cima, podem ser mais folgadinhos, pois essa opção traz a segurança para os pequerruchos. Já quando se trata de um modelo apenas de enfiar, tome cuidado para que não seja muito folgado, senão o sapato pode ficar saindo do pé e a criança não se acostumar com ele.
Mocassim
Os mocassins, como não contam com nenhum fecho ou velcro e são calçados de enfiar no pé, devem ficar exatos, sem folgas, para promover mais segurança para a criança.
Como não há um padrão de tamanho dos sapatinhos devemos sempre considerar que a numeração de uma marca não é, necessariamente, igual a numeração de outra marca. Com isso em mente, sempre que for adquirir um calçado de uma marca nova, consulte a tabela de medidas e faça as medições do sapato infantil para garantir mais conforto e segurança para o pequeno.
Lembre-se: tanto sapatos muito apertados, como calçados largos não são saudáveis e nem confortáveis para as crianças. E lógico, sempre que precisar entre em contato conosco e tire suas dúvidas! 😉