Uma boa conservação de calçados infantis vai desde o uso até a forma de guardá-lo. Isso ajuda na sua durabilidade e até mesmo estética.
Para te ajudar na hora de cuidar dos sapatos do seu pé pãozinho, e até mesmo os seus, temos algumas dicas bastante valiosas!
1. Hidratação para o couro
Os calçados feitos em couro legítimo estão entre os mais duradouros, por isso esse material é bastante usado para confecção de sapatos. Mas para isso, é importante que sejam tomados cuidados especiais. Essa durabilidade depende de atenção e precaução.
Para uma limpeza que não danifique o material, você pode usar uma flanela limpa ou até mesmo uma escova de dentes velha. Mas, lembrando, ela precisa ser daquelas com as cerdas mais molinhas. Umedeça e passe no calçado para tirar o excesso de sujeira. Depois, se ficarem alguns vestígios, você pode misturar água morna com detergente para roupas e passar novamente no calçado, sempre com bastante cuidado. Você também pode limpar os calçados de pelica e tênis branco dessa forma.
Um dica muito boa para hidratação no couro, é utilizar hidratante corporal. Ele ajuda a conservar. Assim, o material não vai se desfazer o tempo e da vida ao calçado.
2. Alterne o uso dos sapatos
Para que o calçado do seu pé pãozinho dure por mais tempo, o ideal é sempre alternar os pares. O suor e o calor reduzem a durabilidade, então, quando você intercala o uso, pode deixar o calçado “respirando” por mais tempo.
3. Nunca deixe secar ao sol
A melhor maneira do calçado secar, seja por ter molhado com chuva, ou por causa do suor, é deixá-lo à sombra.
O sol e o calor, como já adiantamos, danifica o material e prejudica sua durabilidade. Além de correr o risco de estragar a estética. Calçados mais escuros, quando expostos a longos períodos de sol, acabam tendo sua cor alterada.
Outra questão muito importante é nunca pendurar em varais. Isso danificá o seu formato.
Então, a melhor maneira é deixá-lo secando naturalmente.
4. Sempre que possível utilize meias
Para ajudar a absorver melhor o suor, e evitar que tenha contato direto com o interior do calçado, é importante utilizar meias, sempre que possível. Dessa forma, a umidade será absorvida pelo tecido. As meias impedem que a umidade permaneça no calçado durante o tempo de uso.
5. Armazenamento do calçado
A forma de armazenamento do calçado é tão importante quanto a limpeza.
Muitas pessoas quando ganham ou compram um calçado novo costumam deixar em suas caixas originais, de papelão. Num primeiro momento isso não seria um problema. A embalagem de papelão costuma absorver bem a umidade, mas tem uma vida útil pequena.
Uma opção com maior durabilidade seriam caixas de plásticos. Preferencialmente transparentes e com furos, para ventilação. Isso evita mofo e degradação do sapato.
Quando falamos de modelos específicos, como botas, além da caixa, é importante que você utilize algum tipo de suporte no cano para que ele não dobre. Normalmente as botas já vem com alguma coisa que faça essa função, mas como, na maioria dos casos, são materiais feitos de papel, você pode substituir conforme for danificando. Além de produtos específicos para essa função, que já existem no mercado, você pode usar revistas dobradas, cartolinas e até mesmo garrafas pet.
Além de todas essas dicas, uma bastante importante é deixar o sapato por pelo menos 12 horas arejando, antes de colocá-los na sapateira.
Lembre-se também de sempre limpar os calçados antes de guardá-los. Principalmente na sola, onde tem o contato direto com o chão e com isso um maior acúmulo de sujeira.