Reparou que a sua criança está pisando torto e ficou preocupado? O Laranjeiras Kids preparou um conteúdo que explica o que é normal e anormal durante o desenvolvimento da marcha. Confira!
Entenda o porquê da criança pisar torto
Em primeiro lugar é sempre bom lembrar que é comum que até os três anos de idade os pequenos não caminhem perfeitamente, afinal eles ainda estão aprendendo durante esses anos. Além disso, os pezinhos só se desenvolvem completamente quando a criança atinge os seis anos de idade, até lá há um longo caminho a ser percorrido.
No entanto, existem patologias que podem afetar os pés das crianças e é importante estar atento à deformidades e outras alterações, especialmente caso haja histórico familiar de problemas ortopédicos. Em caso de dúvidas, converse com o seu pediatra e busque um diagnóstico.
Desenvolvimento da marcha
O desenvolvimento da marcha do bebê é um caminho natural que acompanha as etapas até o pequeno começar a andar. Por isso, não se assuste ao observar crianças pisando torto.
O primeiro estágio do desenvolvimento da marcha começa quando o bebê passa a levantar sua própria cabeça. Os estágios seguintes do desenvolvimento da marcha são quando o beê começa a elevar o tronco e, em seguida, quando começa a rolar.
Depois destes primeiros três estágios, é o momento do bebê começar a sentar, e o próximo quando ele começa a engatinhar. A partir desse estágio, o bebê deve começar a ficar em pé e após algum tempo e alguns tombos, é o estágio do bebê começar a andar!
Variações normais no andar da criança
Mesmo com todos estes estágios, existem ainda algumas variações comuns no desenvolvimento do andar. Confira algumas delas, e saiba se você precisa se preocupar ou não.
Ponta dos pés
É normal vermos crianças pequenas andando na ponta dos pés, essa é uma variação comum até o terceiro ano de vida dos pequenos.
Alguns cientistas afirmam que essa variação ocorre pela imaturidade do sistema nervoso das crianças, e que, normalmente, as crianças param espontaneamente de andar na ponta dos pés por volta dos cinco aninhos. Portanto os papais podem ficar tranquilos ao notarem este tipo de variação no caminhar.
Pés para dentro ou para fora
Outra variação normal é essa rotação dos pezinhos tanto para dentro quanto para fora. Ela se dá, majoritariamente, devido à posição dos pezinhos dentro do útero, onde o bebê podia estar com os pés posicionados para dentro ou para fora.
Com o tempo, os pezinhos vão se alinhando espontaneamente e devem atingir a posição ideal perto dos 18 meses de idade.
Consulte um especialista
Crianças pisando torto precisam ser examinadas por um especialista. Caso essas variações não se normalizem espontaneamente dentro do tempo esperado ou você tenha mais dúvidas sobre o desenvolvimento da marcha e possíveis variações no andar dos pequenos, é importante que você procure um profissional responsável para diagnosticar e tratar os problemas ortopédicos do seu bebê.
Preste atenção também nos tênis, chinelos e sandálias que os seus pequenos estão usando. Peça indicações ao médico especialista e confira todos os modelos de calçados infantis em nossa Loja Online. Aproveite todas as grandes marcas, cores, tamanhos, preços e condições imperdíveis para cuidar dos pezinhos dos seus filhos.